Mayra Carla.

Minha foto
'Se Deus não te deu tudo o que você mais quer é porque Ele tem coisa muito melhor para você!' Que converta-se em AMOR toda energia negativa que por aqui passar! Amém ! :DD

domingo, 29 de agosto de 2010

Dia de Combate ao Fumo !


Sim meus amiguinhos, hoje 29 de Agosto, é o dia de Combate ao Fumo ! Legaal néh ?! :)
Me diizem, fumar pra quê ? Se isso não traz nenhum bem a saúde, e ainda te leva ao vicio, doenças ... e ainda ao gaste execivo de dinheiro! Com tantas coisas mais interessantes para fazer, você ai vai logo começar a fumar ? poxaaaaaa :/ Vai se viciar em outras coisas, boas é claro.. vai ler um livro, comer chocolate, cv com os amigos, sei lá, vai fazer coisas que deixam a vida feliz e saúdavel ! *-* Que taal?!!
Muitas pessoas na faze da adolescência, começam a fumar por pura vaidade, glamour, rebeldia, para se mostrar. Acham que fazendo isso, vão deixa los mais adultos, e bonitos. Mass, nd disso! Esse começo que antes era uma brincaderinha para se mostrar, pode trazer grandes problemas para o futuro. E fumar não é nd bonito, principalmente para as mulheres!
E não esquecendo dos não-fumantes, que acabam expostos a inalação constante da fumaça alheia, tbm é um grande problema, correm riscos e podem ser classificados como dependentes.
Para se ter uma ideia, o pneumologista da Unifesp, Fernando Sérgio Studard, explica que permanecer em um bar onde há pessoas fumando equivale a fumar quatro cigarros para quem não fuma. Mues queridos não-fumantes (como eu), se estiver uma pessoa fumando perto de você, saia imediatamente de perto dela! Muitas pessoas, aceitam em querer parar de fumar, mas ficam com medo de engordar. Será que é verdade ?
O cigarro aumenta o metabolismo, ou seja, aumenta o gasto de calorias em cerca de 10%. Para ter uma ideia, uma mulher de 60 kg que para manter o peso necessita de 2000 calorias, enquanto fuma gasta cerca de 2200. Essas 200 calorias a mais no dia correspondem a até 3 porções de frutas ou à uma fatia de um bolo de chocolate.
Sendo assim, é necessário que a pessoa diminua a ingestão de alimentos para não engordar quando parar de fumar. Outros fatores emocionais que podem aumentar o peso também estão relacionados à parte emocional de ficar sem o cigarro, como insônia (e lanchinhos de madrugada) e a ansiedade.
O que acontece também é que após dois dias sem cigarro, já é possível sentir diferença no paladar e o olfato.O muco diminui, então a pessoa sente mais sabor e acha a comida mais gostosa do que o normal.
O cigarro também compete com a absorção de nutrientes, então é bem provável que a pessoa fumante esteja com falta de vitaminas no organismo. Saiba que cada cigarro "destrói" 50 mg de vitamina C, o que corresponde a uma laranja. Esta deficiência de vitaminas pode trazer consequências ao organismo a longo prazo, como sangramento gengival, baixa imunológica, maior propensão à doenças, etc.

Dicas práticas:
  • Realize refeições com intervalos regulares, para não ficar ainda mais ansioso. Isso inclui: café da manhã, lanche da manhã (se necessário), almoço, lanche da tarde, jantar e lanche da noite.
  • Se possível, durma antes da meia noite, pois o nosso corpo se prepara para o sono das 21h até 23h30. Depois desse horário fica mais difícil de dormir. O hormônio Gh funciona com pico na madrugada e a importância deste hormônio é a renovação celular, bem como da melatonina.
  • Verifique com o médico ou nutricionista a necessidade de prescrição vitamínica. Pode ser de complexos ou à base de algas.
  • Capriche em hortaliças, principalmente vegetais verde-escuros (ricos em vitamina C e minerais), como a couve, agrião e brócolis.
  • Nos lanches, prefira frutas frescas ou varie com iogurtes, bolachas integrais, pão integral com queijo branco, tomate e orégano.os lanches, prefira frutas frescas ou varie com iogurtes, bolachas integrais, pão integral com queijo branco, tomate e orégano.
  • Alimentos com triptofano são precursores de serotonina, que causam bem-estar e diminuem a ansiedade. São eles: leite, iogurte, cacau em pó, banana nanica.
  • Sugestão para o lanche da tarde ou da noite: leite aquecido com uma colher de chá com cacau e uma pitada de canela. Colocar adoçante ou açúcar à gosto. Outra opção é cozinhar uma banana nanica com água até cobri-la e uma pitada de canela. Quando a banana estiver cozida colocar na água uma colher de sobremesa de cacau e adoçar a gosto. Comer a banana com a calda quente logo em seguida.
  • Para aliviar a tensão, consuma alimentos crocantes e com baixo valor calórico como picles, palitos de legumes (salsão, erva-doce, cenoura, palmito e pepinos), balas e chicletes sem açúcar.
Lembre-se: é importante o apoio de um médico e um nutricionista para que você sinta-se amparado nesta mudança e possa conseguir o seu objetivo.

Então, vocês que tem o hábito de fumar, ou é viciadoo nisso.. Tenham forças e param de vez de fumar! Mas não é tentar, e no segundo dia desistir, é tentar, levar a sério, buscar forças em Deus e consegui :) Lembrem-se, que muitas pessoas eram viciaderrimas em cigarro, e conseguiram parar. O fumo é um grave problema de saúde, além de deixar a pele feia e manchada, os dentes amarelos, mau hálito ... e vários outros desastres ! :/
Que tal vocês fumantes, se inspirarem no dia de hoje e começar de vez a parar de fumar?! ;)
Boa sorte então !

:* querido leitores .